Unidade CAL Glória
Sala Multiuso
“O povo quer ter de volta a esperança”
Em sua prática de montagem do 1º semestre de 2023, a turma BT42 trabalhou em conjunto com o diretor Renato Rocha para mergulhar no celebrado texto de Augusto Boal "Revolução na América do Sul" (1986) e retornar com um espetáculo potente e questionador, que é ao mesmo tempo fruto da dramaturgia original, mas também da colaboração de cada um dos alunos, com suas vivências pessoais e referências brasileiras, latinas e artísticas.
Afinal, quais são as nossas revoluções? Pelo que vale a pena lutar?
Na peça que surge deste processo, os temas retratados são aqueles em ebulição nos dias atuais como a homofobia, o machismo, o racismo, a luta de classes e a saúde mental. REVOLUÇÕES NA AMÉRICA DO SUL é uma montagem que não foge do fazer teatral com intenção revolucionária, que busca despertar o desejo de luta e de mudança, assim como mostrar atrizes e atores como agentes desta transformação.
...
A registro do diretor
"Desde o primeiro dia, nos deparamos com uma premissa: partir de alguma dramaturgia do teatro brasileiro, que nos permitisse traçar paralelos com nossas próprias narrativas.
Foi assim que, imediatamente, me veio nosso eterno mestre, AUGUSTO BOAL. "Revolução na América do Sul", uma das mais importantes obras do teatro brasileiro. Decidimos que o texto de Boal seria o ponto de afeto, de inspiração e partida para trazer à cenas e dar vida às nossas próprias revolução hoje.
Por ser uma turma majoritariamente feminina e LGBTQIA+ isso tomou um força enorme. Seguindo essa força partimos para uma dramaturgia autoral, plural, multilinguagem, que pudesse dar conta do que essa turma tinha a falar como artista hoje."
RR
Augusto Boal
Pussy Riot
Renato Rocha
Turma BT42
Renato Rocha
Marina Salomon
Renata Frisina
Ana Clara Assunção
Maria Flávia
Isadora Oberlaender
Maria Flávia
Renato Rocha
Herik Toffol
Isadora Oberlaender
Rita Ariani
Sônia Machado